Pit stop em Verona

Verona





" Uma paz triste esta manhã traz consigo;
   sol, de luto, nem quer levantar.
   Alguns terão perdão, outros castigo;
   De tudo isso há muito o que falar.
   Mais triste história nunca aconteceu 
   Que esta, de Julieta e seu Romeu."

    Romeu e Julieta, Willian Shakespeare

Verona é um destino romântico, principalmente por ser o cenário da obra mais conhecida de Shakespeare: Romeu e Julieta. Encenada no teatro, adaptada para o cinema, inspiração para sinfonia e balé, esculturas, pinturas, quadrinhos, canções, de onde vem o fascínio dessa que essa história exerce no imaginário ocidental? Seria talvez o amor perfeito, pois não teve tempo suficiente de envelhecer?

Vou deixar a vontade de escrever sobre o tema para outro momento, e me concentrar em nossa experiência de viagem, enfatizando que o leitor vá a Verona, assim como leia a peça, veja os filmes, conheça o balé e a sinfonia, enfim, aprecie todo o excelente material que Romeu e Julieta proporcionou à Humanidade...

Verona: como chegar

Em nossa viagem a Itália, planejávamos desde o princípio conhecer Verona, porém não tínhamos certeza qual seria a melhor opção: ficar mais um dia em Veneza e fazer um bate-volta, ficar um dia em Verona, ou passar algumas horas na cidade, no caminho entre Veneza e Milão.

Chegamos a conclusão que, no nosso caso, seria mais interessante a terceira opção. Explico: Verona é praticamente equidistante de Veneza e Milão, então, como nosso destino final era Milão, não havia sentido no bate-volta. Não pernoitamos lá, pois teríamos pouco tempo em Milão, então decidimos ver o máximo possível em poucas horas.

Saindo cedo de Veneza, chegamos em menos de duas horas a Estação Verona Puorta Nova. É possível guardar facilmente a bagagem na Estação e de lá, pega-se um ônibus que leva até a Piazza Bra. A partir daí, pode-se visitar as atrações mais conhecidas da cidade, começando pela Arena di Verona.


Um pouco mais antiga do que o Coliseu de Roma, porém bem mais conservada, a Arena é palco de um conhecido Festival de Ópera, no Verão, além de muitos concertos musicais.

Talvez seja interessante, antes de programar sua viagem, consultar as atrações do período e, quem sabe, passar mais do que um dia em Verona. Observe o entorno da Arena, quando estiver no nível mais alto da edificação.


Além da Arena, a Praça Bra também tem no seu entorno, outras edificações importantes, que não visitamos: o Palazzo della Gran Guardia e o Palazzo Barbieri, que funciona como prefeitura. Há também uma estátua em bronze do Rei Vittorio Emanuelle II.

Ao sair da Arena, fomos caminhando até a Via Mazzini, bastante movimentada, pois além das lojas de grife, também é o caminho para a Casa de Julieta.

Era um belo dia de final de inverno, bem ensolarado, cidade lotada. Caminhamos pela Via Mazzini até chegar a Piazza delle Erbe.


Com belas edificações e muitas barraquinhas de comércio, caminhe da Piazza delle Erbe até chegar a Piazza dei Signori ou Piazza Dante, cuja imponente estátua do grande italiano chama atenção.

A próxima parada é a famosa Casa di Giullieta.

Talvez seja o local mais visitado de Verona, bem mais até do que a Arena. Na casa, vemos o famoso "balcão", bem concorrido, onde as "moçoilas" fazem fila para tirar fotos. Mas concorridos, concorridos mesmo, são os seios da estátua da pobre Julieta... Reza a lenda que, para viver um grande e verdadeiro amor, devemos passar a mão nos seios dela... Coitada! Bom, eis me aí com a mãos em ação... Ha, ha!!!
Após deixar a Casa de Julieta, ainda perambulamos a toa pela cidade, observando as edificações, as placas e tentando desvendar um pouco de sua História. Escolhemos um pequeno restaurante para almoçar e nos preparar para voltar a Estação, rumo a Milão.

No caminho, nos deparamos com uma estátua de Garibaldi, o herói de dois mundos, na Piazza Indipendenza.

Gostei muito de Verona, mas fiquei com aquele gostinho de "quero mais". Em uma outra oportunidade, voltarei e vou seguir meu próprio conselho; assistir uma apresentação musical na Arena!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amsterdã

Veneza