Natal Luz em Gramado

Uma viagem em família

Confesso que tinha minhas restrições a Gramado. Imaginava ser um destino um tanto quanto "fabricado" e que, me conhecendo, eu não iria aproveitar muito esse passeio...

Na verdade, resolvi fazer a viagem por impulso e exclusivamente por causa de meu filho, pois pensei que, para crianças, não poderia ser melhor para curtir o Natal. Agora, tendo a experiência, digo que eu não podia estar mais enganada e que Gramado superou e muito as minhas expectativas. Posso até dizer que é um dos melhores destinos para viagens em família em nosso país.

Como chegar

De Fortaleza a Gramado "é chão", como dizem por aqui... Essa distância pode ser um fator decisivo para um cearense optar por outro destino, pois temos que considerar um vôo, com escala, até Porto Alegre e ônibus ou carro até Gramado. Em nosso caso, tivemos um excelente incentivo: consegui as passagens em uma super promoção de milhas e não tive dúvidas. Fomos na primeira semana de dezembro de 2015.

Chegamos em Porto Alegre no final da manhã e, como já havíamos contratado um transfer, seguimos para Gramado, passando por Nova Petrópolis, onde visitamos a Praça das Flores, toda decorada com motivos natalinos, além do Labirinto Verde. É possível ir de ônibus direto do Aeroporto Salgado Filho até Gramado, inclusive, acredito que seja a opção mais em conta. Outra maneira é alugar um carro e seguir pela Rota Romântica, passando por cidades bonitas como Nova Petrópolis.

Devo confessar que queria chegar logo em Gramado, pois fiquei nauseada por causa do caminho cheio de curvas, fora o fato de estar cansada pelos vôos e espera no aeroporto. Mesmo assim, foi possível aproveitar as belas paisagens e a estrada ladeada de hortênsias. Há outro caminho mais rápido, que é a estrada que segue passando por Taquara.

Gramado, onde ficar

Se tem uma coisa que me assustou ao fazer as pesquisas sobre Gramado foi observar os custos de hospedagem nessa época do ano. Eu fiz as pesquisas de preço com muita, muita antecedência, mas mesmo assim, não consegui preços razoáveis em hotéis no centro da cidade. Se o Natal Luz e as férias escolares não forem prioridade, aconselho fortemente visitar a cidade em outra época do ano. 

Por uma excelente indicação, ficamos em um hotel um pouco mais afastado do centro de Gramado, o Hotel Quero Quero. Nós fomos tão bem recebidos e bem tratados que não tem como dissociar parte da nossa boa impressão da viagem das pessoas que fazem parte dessa equipe. O que dizer do café da manhã? Eu nunca vi, em todas as minhas viagens tanta oferta e qualidade, simpatia e agilidade... O Hotel oferece quartos e cabanas e tem uma ampla área comum ao ar livre, com jardins e banquinhos, que favorecem a interação entre os hóspedes, tanto que meu filho fez amigos no primeiro dia. Eu sinto saudades desses momentos, da liberdade com que essas crianças brincavam, correndo soltas...


Em nossa primeira manhã, o Felipe do Hotel nos levou para o centro em um fusquinha lindo, todo original. Foi muito bom! Meu filho nunca havia entrado em um fusca.

Em relação à localização, se por um lado, precisávamos ir de táxi até o centro (não alugamos carro), por outros, estávamos a poucos passos de outras atrações (museus de carros e de cera,etc). Outra informação bacana é que muitos restaurantes vão buscar os clientes no hotel. Eu acho que alugar carro pode ser uma boa para determinados passeios, mas nós nos viramos muito bem sem, além do que tomamos vinho todas as noites sem nos preocuparmos com lei seca.

Apesar de recomendar bastante esse hotel, imagino que uma boa opção de hospedagem para quem vai ficar pouco tempo seja tentar os hotéis próximos a Avenida Borges de Medeiros

O que fazer

Apesar de pequena, Gramado oferece uma série de opções de lazer, principalmente se contarmos com a dobradinha Gramado-Canela. Em se tratando do Natal Luz, essas opções praticamente duplicam:

1. Shows e Atrações do Natal Luz

Palácio dos Festivais
  • Eu sou Maria, um espetáculo de música, com canções populares, jatos de água e luzes, que conta a trajetória de Maria, mãe de Jesus. Tem vários momentos emocionantes, principalmente para católicos devotos de Nossa Senhora. Ficamos nas arquibancadas próximas às cadeiras cobertas e, apesar de relativamente próximos ao palco principal, tínhamos uma visão lateral do evento. Como são muitas coisas acontecendo simultaneamente, em vários palcos, não chegou a prejudicar. Tivemos sorte e não choveu, mas é muito comum chuva em Gramado nessa época do ano e pode atrapalhar o espetáculo. Achei apenas que cobraram um ingresso caro para a duração do show e, levando em conta que é para toda a família, fica um pouco "salgado" ao final. Acontece no Lago Joaquina Ritter.
Expogramado
  • Grande Desfile de Natal, muito divertido e, como acontece na Expogramado, que é coberta, não é tão afetado pela chuva. As crianças adoraram esse e, nós adultos também, pois faz um retrospecto desses 30 anos de Natal Luz e traz referência desde a década de 1980 até os dias de hoje.
  • Natal pelo Mundo, não fomos nesse. Honestamente, escolhi quais eram os espetáculos mais interessantes, na minha opinião. Pela qualidade do que vi, imagino que esse também deva ser muito bom...


  • Natal Mágico com Kronnus, parafraseando o Silvio Santos, "eu não assisti, mas meu filho assistiu e disse que era muito bom" ... Hei, hei!!! Brincadeiras a parte, foi o show que o meu filhote mais gostou. Ele foi com os amigos, todos entre 8 e 11 anos.
  • Rua Coberta, com apresentações musicais em vários estilos, vale consultar a programação.
  • Show de Acendimento das Luzes, na minha opinião, o momento mais bonito do Natal Luz, cheio de significado e em um evento gratuito que acontece todos os dias no Palácio dos Festivais.
  • Muitas outras atrações que estão no site oficial do Natal Luz.

2. Pontos Turísticos em Gramado

Igreja Matriz
  • Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Praça da Igreja, na Avenida Borges de Medeiros, logo ao lado do...
  • ... Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, bem em frente a...
  • ... Rua Coberta, nome perfeito que define o espaço para caminhar calmamente, visitar lojas e experimentar cafés, chocolates, etc.
  • Fonte do Amor Eterno, ao lado da Igreja Matriz... Para os românticos de plantão.
  • Mini Mundo, uma das atrações mais antigas da cidade. Eu gostei, mas pode ser monótono para crianças mais ativas... 
  • Lago Negro, fomos rapidamente, apenas conhecer, numa parada do Passeio de Jardineira, que faz um tour por Gramado, saindo da parada em frente a Igreja Matriz. 
Casa de Colonos Italianos 
  • Aldeia do Papai Noel, não gostei mesmo e não iria de novo. Um ingresso caro que não dá direito a quase nada, onde as crianças pagam o preço de adultos e não há desconto para grupos. Em um dos brinquedos, uma espécie de bondinho elétrico suspenso, descobrimos pelo operador do brinquedo, que as crianças iriam as quatro sozinhas em uma cabine aberta (por que se fechada, as crianças iriam "cozinhar" lá dentro), num percurso suspenso, sob risco de caírem em um brincadeira. Achei no mínimo irresponsável e obviamente, proibimos os garotos de irem.
  • Praça das Etnias, onde encontramos uma casa de colonos italianos, entre outras edificações. É possível encontrar lá um quiosque com informações turísticas sobre passeios rurais. Fica em frente a Rodoviária.

 3. Parques e Museus

Parque Florybal
Entre Canela, Gramado e Redondezas há inúmeros parques para diversão da família. Não fomos a todos, inclusive, não fomos a um que vários amigos recomendaram bastante, o Alpen Park. Também não fomos ao Parque Vale dos Dinossauros, pois já havíamos ido as Parque Florybal e imaginamos ser bem semelhante. Também não fomos ao Gramado Zoo, embora tenha ouvido muitos comentários bons.

  • Parque Terra Mágica Florybal, foi uma manhã bem divertida com as crianças,entrando pela tarde... Almoçamos lá, inclusive. É um parque bem integrado a natureza, onde o visitante pode fazer trilhas e brincar nas atrações, como tobogãs, realidade virtual, cinema etc. O parque é "habitado" por esculturas de dinossauros e seres da floresta. Muito bom!!! Fica em Canela.
Snowland
  • Snowland, o primeiro parque de neve das Américas! Realmente, o Snowland é um super investimento voltado para a diversão o ano todo. Fica situado entre Gramado e Nova Petrópolis. Fomos de taxi. Não consegui ver nosite alguma opção em que o parque oferecesse transporte, mas não custa pesquisar mais... O preço do ingresso é bem salgado e comprar antecipadamente não evita que você fique em filas, apenas você vai pegar uma fila no lugar de duas. A temperatura na montanha de neve é realmente muito baixa, portanto, não ache que só a roupa fornecida por eles vai resolver. Vá com meias térmicas e segunda pele, se possível, ou uma camisa quentinha por dentro para as crianças. 
  •  Dreams Entertainment Group, conhecido pelo Dreamland Museu de Cera, na verdade é um grupo que inclui outras atrações, como o Harley Motor Show, Super Carros, Hollywood Dream Cars e o Vale dos Dinossauros. É possível comprar um passaporte que dá direito a todas as atrações, que são uma ótima opção para dias chuvosos. Por esse motivo, acho que a compra deve ficar para o dia: viu que tá com cara de chuva, vá para os museus. Na própria bilheteria do Super Carros, negociamos um valor bacana para todos os ingressos, pois estávamos em um grupo. Valeu demais. Como já disse, só não fomo ao Vale dos Dinossauros. O que mais gostei foi o Museu de Cera e o Hollywood Dream Cars.
Fábricas de Chocolate, honestamente, só visitamos a Prawer, que não nos cobrava ingresso, além de ser a marca mais tradicional de Gramado, e uma das mais caras. Nãs fomos na Caracol, nem no Museu Mundo a Vapor. Quase todas as atrações de Gramado são interessantes, mas nada é imperdível. Então relaxe e fuja do esquema "grupo de turismo", que visita tudo com tempo contado, e aproveite para visitar apenas o que você tem curiosidade e levando o tempo que quiser levar.

4. Dicas de restaurantes

Com a ajuda do Trip Advisor, fica mais difícil entrar em roubada... Por isso mesmo, tento fazer a avaliação de todos os estabelecimentos que visito. Espero ajudar os outros da mesma forma que sou ajudada, com avaliações o mais sinceras possíveis.

Segue lista dos restaurantes que visitamos em Gramado com os links para as avaliações do Trip Advisor.
Trattoria Del Corso
Casa di Pietro
Ambrosia Bistrô 
Cara de Mau
Malbec
Galeto Mamma Mia
Varanda 51
Il Piaccere

Além desses fomos em Canela na Pizzaria Toca da Bruxa, que as crianças adoraram. A ambientação do lugar é muito bacana, bem fantasmagórica, mas o rodízio de pizzas, apesar de bem servido e variado, deixa a desejar pela qualidade mesmo.

Fomos também no Garfo e Bombacha, para almoçar e assistir um show folclórico. A comida até que era gostosa,  melhor até do que eu esperava, e o buffet bem servido. O show foi bem bonito, com danças e música.

Um dos motivos da nossa ida até lá foi que o meu esposo soube que se faziam passeios de cavalo, mas bem informal. Acho até que ele prefere assim... Eu não ando a cavalo, mas fiz questão de montar para tirar a foto... Ha,ha.


5. Cascata Caracol

Uma das paisagens mais belas dessa região é a Cascata do Caracol, em Canela.

Pudemos admirá-la no passeio dos Bondinhos Aéreos - Parques da Serra. Fomos de táxi até lá e, além dos bondinhos, passeamos pela trilha, observando a fauna local e visitamos uma exposição de esculturas sonoras de madeira.



6. Tour da Uva e do Vinho

Fizemos o nosso Tour através de uma empresa contratada no saguão do hotel. Recomendo que se faça a pesquisa com um pouco mais de antecedência do que nós, que acertamos na véspera. Ficamos quase sem opção. Apesar de o passeio de Maria Fumaça ser muito singelo, é bonito e quase uma viagem ao passado, mas efetivamente, ficamos muito tempo em um ônibus, que ia recolhendo hóspedes de hotel em hotel, parando em malharias, lojas de queijos, Fábrica da Tramontina... Bom, não vou dizer que foi ruim, mas eu não iria de novo.

A visita a Cooperativa da Garibaldi, contudo, foi excelente e a degustação dos vinhos também... Já a vinícola que visitamos (prefiro não dizer o nome), entrou só como curiosidade, já que foi uma visita muito superficial e o vinho era sofrível. No trajeto do tour, passamos por Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias... Ah, tinha um almoço incluso no preço também, mas foi uma opção preguiçosa da minha parte. Poderia ter sido um dia bem melhor, visitando o Vale dos Vinhedos de carro, por exemplo.

Quantos dias?

Para essa viagem que fizemos, do modo que nos queríamos fazer, com as famílias dos amiguinhos do nosso filho, levando em consideração os interesses das crianças principalmente, imaginamos que uma semana foi de bom tamanho. Na verdade, ficamos 9 diárias no hotel, mas os dias de chegada e saída praticamente não contam. Creio que 5 dias sejam suficientes... Menos, honestamente, acho que é correria.

Gramado, boas lembranças

Finalizando esse post, compartilho a opinião do meu filho:
- Foi a melhor viagem que a nossa família fez até hoje!

Para mim, essa satisfação dele é a melhor lembrança que vou guardar dessa viagem.

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pit stop em Verona

Amsterdã

Veneza