Malas, bolsas, alças e rodinhas...

Viagem x Costas

E aí? Está planejando alguma viagem? Eu sempre estou e, entre destinos, História, passagens, hotéis, museus e restaurantes, tem um detalhe que não pode nunca passar despercebido: malas e bolsas. E olhe, suas costas vão agradecer por essa atenção especial.

Mala, por dentro e por fora

Você vai encontrar inúmeros textos na internet falando da mala ideal, marcas boas ou ruins, tamanhos e tendências. Perfeito! É importante mesmo. Li uma vez que a regra ideal seria levar uma mala de tamanho intermediário, além da bagagem de mão. Mesmo sabendo os riscos que é generalizar, devo concordar dessa vez. Mala grande é provável fonte de arrependimento, além de excesso de bagagem. Se você precisar de mais espaço ao final da viagem, pois extrapolou nas bugigangas, compre outra mala... ;)

 OBS.: ao escrever esse post, eu já esta na transição da mala Grande para a Média. Na minha última viagem, decidi que farei o possível e o impossível para, a partir de agora, só viajar com mala de bordo.

No mais, é investir em uma mala razoável, se possível com 4 rodinhas resistentes... Agora, eu não gastaria todo o meu dinheiro numa super mala, que vai ser despachada, pois ao ser maltratada nos aeroportosnão acredito que ela vá durar mesmo muito. 

Mais um motivo para aderir à mala de bordo: você pode investir em uma mala boa que vai durar muito tempo nas suas cuidadosas mãos

E o recheio da mala? Quando planejamos uma viagem e programamos as datas e os dias em cada cidade, devemos estimar mais ou menos a quantidade de looks necessários... Parece meio coisa de mulherzinha, mas é pura e simples ORGANIZAÇÃO! 

Vamos imaginar, segundo o ritmo de cada um, quantas mudanças de roupa faremos em cada dia. Eu geralmente me programo para passar o dia todo batendo perna e indo para o hotel só para desabar na cama. Aí no caso é um look por dia... Mas é claro que, depois de um dia corrido, suado, batendo perna e comendo poeira, muitas vezes vale a pena voltar ao hotel no comecinho da noite e fazer aquela produção para conhecer um restaurante ou ir a uma apresentação. Lógico que esse look tem que ser especial, totalizando dois por dia.

Esses belíssimos looks foram cedidos por minha amiga e parceira de viagens Samia Fiuza. 
Então, a quantidade pode ser estimada dessa forma, sempre pensando que as peças também devem ser coordenadas entre si, pois, vai que você tem uma ideia melhor na hora e quer usar a peça de uma maneira diferente!!! Tenho amigas que preferem levar mais roupa para depois decidir, mas em TODAS as viagens que fiz, sempre voltei com pelo menos uma peça que não usei, então posso afirmar que em viagens realmente "menos é mais".

Dependendo do tempo de viagem, considere também a possibilidade de mandar lavar suas roupas... Como eu nunca ultrapassei as duas semanas de viagem, não precisei fazer isso, mas é uma boa estratégia.

Bolsa para o dia a dia

E isso é importante??? É importantíssimo quando se planeja passar o dia todo andando por uma cidade que não é a sua. Afinal de contas, você terá que levar quase tudo que você leva usualmente no seu dia a dia e ainda acrescentar outras coisas: guias, documentos da viagem, câmeras, acessórios para o frio, se for o caso...

Sendo assim, não adianta levar uma bolsa pequena. Por mais que você selecione, vai acabar o dia com sacolas nas mãos para compensar a falta de espaço na sua bolsa. Eu defendo a bolsa tipo carteiro por dois motivos:
  1. Ela é grande o suficiente, mas pouco volumosa, pois acaba se moldando ao corpo.
  2. Ela é unisex. Cansou de carregar bolsa? Entrega para o companheiro.
Comprei uma bolsa tipo carteiro que tem se mostrado uma amiga de todas as horas. Traspasso de um lado ou de outro, fico trocando de lado de tempos em tempos e, quando não adianta mais, passo para o meu marido. Ele reclamou da primeira vez, mas agora não tem mais jeito: "carrega que o filho também é teu". He, he...

Depois de algumas viagens felizes, minha bolsa carteiro foi aposentada e acabei fazendo alguns testes com outros tipos. Até agora, a melhor solução em termos de pratiicidade foi a mochila, embora a estética seja o ponto fraco.

Porém, como mas últimas viagens, sempre temos ido com nosso filho, a quantidade decitens (gorro, luvas, etc) aumentou  e a bolsa teve que se adaptar, mas ainda sou fã da bolsa carteiro.

Essa bolsa já viajou muito... 

Cuidados a mais

Como prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém, vale lembrar uns cuidadinhos básicos:
  • Ao arrumar a mala, consulte o peso permitido para vôos nacionais e internacionais. Muito cuidado também para não se confundir com trechos dentro da Europa, por exemplo. Veja com atenção as regras para a bagagem, incluindo quanto se paga por excesso de peso. 
  • Verifique quais itens e quantidades proibidas para se levar na bagagem de mão. Evite problemas com os agentes de segurança nos aeroportos
  • Se você for despachar sua mala, lembre-se também de separar na bagagem de mão uma muda de roupa completa. Sempre escuto relato de viajantes que tiveram suas malas extraviadas ainda no percurso de ida e ficaram só com a roupa do corpo.
  • Particularmente, distribuo as peças do meu marido e as minhas nas mesmas malas, pelo mesmo motivo. Se uma das malas extraviar, a chateação é menor.
  • Consulte o site da ANAC para maiores informações.
Bom, eu nunca tinha passado por isso até a minha viagem a Itália: perder uma mala. Aconteceu comigo, mas a grande sorte é que foi na volta. Ao chegar em Fortaleza, descobri que uma das malas não tinha chegado. Imediatamente, entrei em contato com os responsáveis no aeroporto e fiz uma descrição completa da mala e dos itens que continha. Ao chegar em casa, entrei em contato por e-mail, reforçando a descrição, incluindo fotos da mala... 

Em pouquíssimo tempo descobriram que a mala havia ficado em Milão. Chic, não? Mandaram deixar em minha residência, linda e intacta. Tive sorte, mas muita gente não tem. Você pode e deve ser ressarcido por bagagens extraviadas, mas não creio que isso venha compensar o desgaste. 


Atualização: depois da primeira mala extraviada, tive outros problemas. Uma falha com a conexão da TAP nos deixou mais um dia fora do programado em Lisboa e sem nossas roupas. Eu havia quebrado a regra da bagagem de mão com uma muda de roupa de cada um, pois preferi acomodar uns games do meu filho.  Resultado: só roupa do corpo um dia inteiro e no outono, quase inverno. Ou seja, as regras podem ser aprimoradas, mas não ignoradas. Além disso, se eu já estivesse com uma bagagem de mão pata cada um, teria curtido muito mais essa noite extra e não ficado presa no hotel por causa do frio.

Espero que essa postagem tenha ajudado. Boa sorte e até a próxima.

Comentários

  1. Adorei a bolsa carteiro !!! Acho que vou comprar uma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Samia! Você vai ver como é prática. Bjs e obrigada pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pit stop em Verona

Amsterdã

Veneza