Keukenhof, primavera em festa

Das imagens que vêm a mente, quando se fala da Holanda, destacam-se os moinhos, as vaquinhas, os tamancos e, obviamente, as tulipas. As flores são muito mais do que um cartão postal ou o tema para souvenirs, são um negócio lucrativo e levado muito a sério nesse país.

Como viajante, talvez você não se interesse tanto em saber porque manter um parque das dimensões do Keukennhof, principalmente quando ele é aberto ao público apenas por 8 semanas por ano... Mas com certeza, vai aproveitar a beleza e colorido das milhares de flores dispostas em composições de "encher os olhos".


Keukenhof, onde fica e como chegar?

Um dos grandes "baratos" de ir pra Amsterdã é visitar o Keukenhof e, como eu disse no outro post, vale até a pena marcar as datas da viagem em função do funcionamento do parque. Mas tem um detalhe, o Keukenhof não fica em Amsterdã, fica em Lisse!


Há várias maneiras de se chegar até o parque, mas compartilho aqui, como fizemos. Devido a localização do nosso hotel, fomos de trem até o Aeroporto Schiphol e de lá pegamos um ônibus direto para o parque. É possível também pegar o trem saindo da Estação Central, se você estiver hospedado perto do centro.



Agora, a dica boa: não precisa comprar o ingresso antecipadamente, pelo menos pela nossa experiência. São dezenas de ônibus, saindo um atrás do outro, do aeroporto para o parque. E você pode comprar o combo parque + transporte (de ida e volta), que sai beeeem mais em conta. Como se trata de outra cidade, se você tiver comprado um passe de transporte para Amsterdã, não vale para esse ônibus que leva até o Keukenhof.

Eu comprei os ingressos antecipadamente pela internet e foi só aí que percebi que não tem data ou hora marcada, portanto, tanto faz comprar antes ou na hora. Fora outro detalhe: não fiquei segura com a informação sobre o transporte, já que imaginávamos seguir do Keukenhof para Haarlem. Então, melhor comprar lá mesmo e se informar qual a melhor opção para o seu caso.

Os ônibus saem lotados, inclusive é permitido que você vá em pé, se quiser (achei um absurdo)... O percurso não leva mais do que 40 minutos, mas eu , se fosse você, deixaria os ansiosos passarem na frente e esperava o próximo ônibus, para ir sentada, observando a paisagem (foi o que fizemos).

O que fazer no parque?

Ao chegar ao parque, logo que se sai do ônibus, vê-se as bilheterias e entrada. No nosso caso, não vimos fila alguma, embora o parque estivesse cheio. Logo em seguida, há um complexo com restaurantes, banheiros e uma espécie de fonte, a partir de onde você escolhe para qual direção deseja ir. 


Mapa oficial

Nem tudo são flores...
Não há um roteiro pré-definido, você pode usar o mapinha que entregam na entrada (veja logo acima) ou simplesmente sair por aí. Tem vários pavilhões, com exposições de flores, flores e moda (inclusive coisas de gosto duvidoso; confere na foto ao lado), etc, além de atrações como um moinho de vento. 

Depois de tanto frio e templo nublado, que felicidade ver o céu azul e aproveitar a doce temperatura de 16° centígrados! Sério, foi só nesse dia que eu acreditei ter vindo na primavera...

Na hora da fome, fique tranquilo, além de restaurantes, há várias barraquinhas com todo tipo de iguaria, desde a batata frita (Vlaamse Frites), pipoca, e até os morangos com chantilly.


Quanto tempo ficar?

Entre ir e voltar (acabamos não saindo de lá direto para o Haarlem, mas ainda creio que é uma ótima ideia ir pra lá depois) leva umas quatro horas e acho de bom tamanho. 














 Não há muito o que fazer no parque além de aproveitar o momento e tirar fotos lindas e, dependendo do tempo que você vai passar viajando, pode ser aquela pausa essencial para quem está em um ritmo de viagem acelerado.

E as fotos?


Olha, se você gosta de fotografia, a dica é aproveitar bem esse dia. E como o ditado diz que uma imagem fala mais do que mil palavras, nada melhor do que encerrar esse post de forma mais visual do que verbal, reforçando que o Keukenhof é um passeio imperdível. Aproveite!

  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pit stop em Verona

Amsterdã

Veneza