Tesouros particulares

Não há dúvida de que o melhor que podemos trazer de uma viagem são as experiências vividas, que vão se transformar em memórias incríveis. Porém, é possível reservar um cantinho na mala (e depois na casa) para os pequenos tesouros particulares, os famosos souvenirs, que vão ajudar a adornar essas memórias especiais...


Souvenirs

Cheguei a ler mais de um texto falando da "breguice" que seria comprar bugiganga em viagem e, pior ainda, enfeitar a casa com isso... Bom, como arquiteta que trabalhou por mais de 15 anos com ambientação, posso afirmar que o pior de uma decoração é não ter personalidade; é apostar naquele espaço feito para agradar os outros e que acaba desprezando a história do próprio morador.

Cantinho das viagens
Eu mesma, que adoro viajar, não poderia deixar de ter na minha casa as lembranças desses momentos que são tão importantes pra mim. É claro que tento dosar um pouco e acabo trazendo coisinhas que de alguma forma não comprometam o estilo da casa. Por exemplo, não tenho nada contra imã de geladeira e tenho várias amigas que colecionam... Porém, gosto da minha geladeira com menos informação e acabei comprando poucos imãs nas minhas andanças. Esses raríssimos exemplares vão para um quadro de avisos no escritório.

        
Tenho que achar um lugar pra esses aqui...












Prefiro trazer utensílios de casa, que tanto sirvam para decoração quanto para o uso diário ou ocasiões especiais. É lógico que acabo tendo um pouquinho de medo de quebrar ou estragar, mas se acontecer graças a um bom momento, vai ter valido a pena...

Na minha casa, reservei um cantinho para expor esses objetos e outros que fazem parte do aspecto "andarilho" da minha vida... ;) Logo na entrada do apartamento, tenho um aparador, que tem uma prateleira também, onde tenho alguns guias de viagem e revistas, fora outros livros. Acima, no tampo, deixo uma bandeja com copos que trouxe da República Checa e licores, da Hungria. Logo acima, na própria parede, uma composição de fotos de nossas viagens, que está em constante mutação: vou inclusive elaborar mais, incluindo uns objetos da viagem mais recente.

Porta-guardanapos de Porto de Galinhas, Pernambuco
Outros utensílios, guardo na varanda ou na cristaleira, como apoio para servir bebidas e pratos: tábua de frios, descanso para colher de servir, porta guardanapo, faca e garfo para carnes etc. Ainda não trouxe uma petisqueira, pois não me apaixonei por nenhuma... Numa viagem ao sul do país, trouxe um tapete para casa. Embora fosse grande, veio dobrado na mala. Tirando essa peça, nada ultrapassou o tamanho de uma caixa de sapato, que eu me lembre.


Faca e garfo para churrasco, da Argentina

Apesar do carinho que tenho por cada uma dessas peças, objetos especiais, que tem seu cantinho na minha residência, não costumo gastar tempo demais pra fazer essas escolhas... Nunca tive aquele pensamento de "tenho que comprar" algo dessa cidade para levar comigo. Realmente, dedico mais tempo à busca por uma foto legal, por um momento compartilhado com os habitantes locais e, claro, aos meus companheiros de viagem.


Essa turminha veio do Chile,
mas tem em todo lugar...
Quando visito mercados ou feiras, reservo então um momento para trazer essa lembranças, mesmo porque a compra faz parte da experiência, da troca de informações, de tirar dúvidas, de tentar entender ou falar o idioma... Nossa, como eu gosto disso!

A verdadeira arte de viajar...
"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"

Mario Quintana


Lembrei de você...


Esse cavalo veio da Hungria também
Quando se tem filhos pequenos, acaba sendo um prazer trazer brinquedos típicos daquelas cidades pelas quais passamos... Taí algo de que eu não me desfaço, por mais simples que seja o brinquedo. Quando os pequenos crescem, esse prazer diminui e os brinquedos vão sendo substituídos por camisetas, bonés, etc... Essas lembranças típicas, então, vão ficar para as futuras viagens deles, quando eles é que vão trazer essas quinquilharias para a gente e depois para seus filhos, quem sabe. E é algo que realmente espero que venha a fazer parte da vida do meu filho: o prazer de viajar!

Soldadinho, da Hungria
Pulseiras do Chile e da Itália e anel da República Checa
E o casal? Não sou uma pessoa muito vaidosa, mas gosto de ganhar uma joia de cada viagem que faço junto com meu esposo. Quando digo joia, é claro que o maior valor é o sentimental, pois não podemos nos dar ao luxo de gastar demais em uma viagem, quando já estamos gastando bem mais do que na nossa rotina.
Então, mais do que ouro e pedras
preciosas valem as "riquezas locais": lapis lazuli no Chile, granada na República Checa, pulseira componível na Itália, e assim vai. Essas são as que mais gosto de usar!


E para a família? Dificilmente, trago para familiares esse tipo mais pitoresco de presentinho, pois sei que vai significar muito mais para mim, que estive no lugar, do que para eles. Para os parentes, recorro ao bom e velho duty free, que além de acabar agradando mais, preenche meu tempo nas esperas pelos vôos.

Vou ficando por aqui, esperando que você crie muitas e muitas oportunidades para juntar esses Tesouros Particulares, sejam eles objetos, fotografias ou mesmo as lembranças dos momentos vividos. Boa viagem!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pit stop em Verona

Amsterdã

Veneza